O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU preocupado com o aumento progressivo dos servidores efetivos em fase de aposentadoria tem o compromisso social de cuidar, preparar e apoiar este especial grupo de servidores.
A aposentadoria consiste numa importante fase de transição da vida e abrange o sentimento de dever cumprido e de conquista de um direito que poderá ser vivido de forma satisfatória para aqueles que se preparam para vivê-la.
Tão desafiador quanto conseguir o primeiro emprego é tomar a decisão de se aposentar. A aposentadoria representa uma das maiores mudanças na vida do servidor, já que é um momento em que surgem diversas dúvidas quanto ao tempo ideal, cálculo e critério para obter o benefício. Associada ao envelhecimento natural do ser humano, a aposentadoria acarretará mudanças de hábitos, na dinâmica familiar e social, que certamente necessitarão de um preparo e apoio.
Diante destas premissas, a equipe do IPMU desenvolveu o Programa de Preparação para a Aposentadoria, visando acolher os servidores com possibilidade de se aposentar nos próximos anos, com o intuito de suavizar o impacto que esta nova fase pode causar nessas pessoas, com o objetivo de levar aos servidores com aposentadoria prevista para os próximos anos, uma reflexão prévia sobre a vivência da aposentadoria, além de informações úteis para o contexto, de forma que os servidores possam planejar melhor sua vida futura considerando o seu desligamento do trabalho.
O envelhecimento ativo e saudável, assim como a aposentadoria, é um processo construído ao longo do tempo e que, quanto antes iniciado, aumentam as chances de um planejamento de vida bem-sucedido.
O programa abrange o período de pré-aposentadoria dos servidores do município de Ubatuba, observando as expectativas e fatores críticos que influenciam a qualidade de vida, procurando o ajustamento adequado após a aposentadoria, suas necessidades e mudanças, para melhor qualidade de vida dos mesmos.
Objetivos do Programa são:
- desmistificar os estereótipos, estigmas e preconceitos existentes em nossa sociedade, relacionados ao papel do aposentado;
- pensar a influência dos vínculos, principalmente com a família, como um aspecto facilitador nesse momento de mudança e refletir sobre a busca de novos projetos e autorrealização através da descoberta de potencialidades latentes.
- planejar e preparar para a promoção de qualidade de vida e bem-estar dos servidores;
- possibilitar a criação de um novo projeto ou a revisão do projeto de vida baseado em fatos e não em preconceitos; promover orientação para questões do cotidiano, tais como: administração do orçamento doméstico, relacionamento com a família e outras;
- proporcionar espaço para reflexão a respeito de possíveis alternativas de ação na aposentadoria, como o resgate da valorização do corpo físico e sua influência direta no bem-estar emocional; planejar a vida financeira e evitar endividamento;
- valorizar a experiência do servidor que vai se aposentar; amenizar conflitos e tensões pré-aposentadoria;
- valorizar o servidor, gerando um efeito psicológico positivo sobre os demais servidores,
Com a chegada da aposentadoria, muitos servidores não sabem como ocupar o seu tempo livre, o que gera questionamentos e incertezas em relação ao futuro.
Com o intuito de ajudá-los, durante o ano de 2020, a Diretoria de Seguridade e Benefícios, desenvolveu várias ações com o grupo dos servidores eminentes, forma virtual (e-mail, telefone e aplicativo) ou de forma presencial (respeitando todos dos protocolos de segurança devido a pandemia do Covid 19: cálculo de Aposentadoria, bem como orientação para solicitação de Abono de Permanência, Emissão de CTC, Reforma da Previdência, etc.
Foram 578 atendimentos ao longo de 2020 para 162 servidores.