Campanha das Cores Março Lilás

Campanha das Cores Março Lilás

Março Lilás alerta para prevenção do câncer do colo do útero

Março traz consigo mais uma campanha de alertas e prevenção no combate ao câncer, desta vez o foco se destina à prevenção do câncer de útero desenvolvendo informações e esclarecimentos sobre a terceira neoplasia mais recorrente entre mulheres, estando atrás apenas do câncer de mama e colorretal.

O câncer de útero demora alguns anos para se desenvolver, as alterações desordenadas das células dão origem ao câncer e são facilmente identificadas com o exame preventivo (Papanicolau), podendo ser tratadas de maneira precoce e curadas em sua totalidade, não permitindo assim que haja evolução da doença.

Os sintomas frequentes que ajudam a identificar são o sangramento vaginal intermitente (que vai e volta), após a relação sexual, corrimento, dor, infecção urinária e dor intestinal.

A causa se dá pela infecção genital do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), através das relações sexuais, a multiplicidade de parceiros sexuais, início da vida sexual precoce, fumo e má higiene íntima.

Importante frisar que o exame preventivo identifica a fase inicial da doença possibilitando que o tratamento seja o mais imediato possível.

Esse mês segue sendo um período especial de atenção à saúde da mulher. Outro ponto muito importante a ser informado é a conscientização da vacinação para crianças, a partir de 9 anos as meninas já devem tomar e meninos de 11 a 14, ajudando a prevenir 70% dos casos do útero e 90% de verrugas genitais.

Essas informações são essenciais para que você tenha compreensão sobre a doença e suas consequências, a avaliação médica é totalmente necessária e deve ser seguida todas as orientações do especialista para que se tenha total resposta ao tratamento.

Somos o maior centro de tratamento de câncer no norte do Brasil, com equipe multidisciplinar especializada e preparada para atender todos os tipos de casos clínicos e de urgência. Temos os mais modernos tratamentos de câncer e parcerias com os melhores hospitais da região. Apoiamos, informamos e estamos sempre auxiliando no combate e prevenção do câncer.

 

O “Março Lilás” é o mês de conscientização sobre o câncer de colo uterino. A campanha é um lembrete as mulheres sobre a importância do exame papanicolau como também da vacina contra HPV.

E no mês de combate ao câncer de colo do útero, o Núcleo de Especialistas em Oncologia – NEO, reforça a necessidade de que as mulheres estejam atentas à prevenção do terceiro câncer mais incidente na população feminina e quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA/2020).

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

 

SINAIS E SINTOMAS

O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em fase inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:

  • Corrimento vaginal anormal, com coloração e odores incomuns;
  • Sangramento vaginal durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa;
  • Dor durante a relação sexual ou na pelve;
  • Problemas urinários ou intestinais;
  • Perda de peso involuntária;
  • Anemia, devido ao sangramento frequente;
  • Dores nas costas ou nas pernas.

 

DETECÇÃO PRECOCE

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, ou através do exame preventivo (Papanicolaou).

 

EXAME

O exame papanicolau ou exame de prevenção como é popularmente conhecido, detecta alterações celulares no colo do útero. O principal objetivo do exame é fazer essa detecção de forma precoce, evitando assim o surgimento de lesões mais graves ou o câncer no colo do útero em estágios mais avançados.

Este exame é realizado rotineiramente em postos de saúde por enfermeiras como também pode ser feito por médicos ginecologistas em unidades de saúde públicas ou particulares.

 

PREVENÇÃO

A transmissão do vírus HPV, responsável pelo surgimento do câncer de colo de útero, é decorrente de relações sexuais e a medida preventiva mais recomendada para evitar esse tipo de vírus (além de outras doenças sexualmente transmissíveis) é o uso da camisinha.

O principal meio de prevenção contra o câncer de colo de útero é o exame Papanicolau que detecta lesões precursoras e acusa a presença da doença no organismo de maneira rápida e simples.

O ideal é que mulheres entre 25 e 65 anos de idade que tem/tiveram uma vida sexual ativa realize o exame preventivo a cada três anos caso os resultados sejam normais. Agora, se houver a presença do tumor, será necessário repetir o exame em um período mais próximo.

QUEM DEVE FAZER O EXAME PREVENTIVO

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Para maior segurança do diagnóstico, os exames devem ser feitos anualmente.

 VACINAÇÃO CONTRA O HPV

O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV.

TRATAMENTO

Entre os tratamentos mais recomendados está a cirurgia, a radioterapia ou em condições mais graves, a quimioterapia. Cada caso deve ser avaliado e acompanhado por um médico para receber o tratamento adequado de acordo com o tamanho do tumor, seu estágio e fatores como a idade.

 

A realidade brasileira 

Infelizmente, nos últimos anos, a vacinação contra HPV não foi oferecida nas escolas da rede pública. Observou-se a redução da cobertura vacinal média de aproximadamente 90%, em 2014, para 52% em meninas e 22% em meninos em 2019. Ademais, dados do Ministério da Saúde demonstram que apenas 16% das mulheres de 25 a 65 anos realizam exames ginecológicos no Brasil, estando longe das indicações da OMS. 

É imprescindível a implementação de políticas públicas eficientes de prevenção, que contemplem campanhas de vacinação e exames preventivos que devem ser assegurados pelas unidades básicas de saúde. Vale ressaltar que a vacina não substitui o Papanicolau – um exame de rastreamento sensível, seguro e barato, que detecta as lesões estimuladas pelo vírus HPV. 

 

Fique de olho nos sintomas 

Os principais sintomas do câncer do colo do útero são: sangramento vaginal, principalmente depois da relação sexual, dores pélvicas, desconforto abdominal e, nos casos avançados, inchaço na região pélvica. “Você tem mais de 80 subtipos do HPV, os mais perigosos são o 16 e 18, associados com a maior parte dos tumores do colo do útero e da área da vulva, canal anal, pênis dos homens e na região da faringe de homens e mulheres.” Afirmou dr. Fernando Maluf, oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan. 

Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher, o Março Lilás é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

 

 Fontes:

http://www.sbcancer.org.br/janeiro-verde-alerta-para-o-cancer-do-colo-do-utero/ 

https://observatoriodeoncologia.com.br/indicadores-de-colo-do-utero/

https://sboc.org.br/guias-e-infograficos/item/2137-cancer-de-colo-do-utero 

https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/infectious-agents/hpv/hpv-and-cancer-info.html

https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/15/papanicolau-e-a-principal-forma-de-rastreamento-de-cancer-do-colo-do-utero/ 

https://www.anf.org.br/marco-lilas-mes-de-prevencao-e-combate-ao-cancer-de-colo-de-utero/

https://www.oncologicadobrasil.com.br/ler-noticia.php?id=1613

https://neosaude.com/marco-lilas-conscientizacao-e-combate-ao-cancer-de-colo-uterino/

Imagem Gooble

 

Translate »
/* * VLibras */