Campanha das Cores: Março Azul-Marinho

Campanha das Cores: Março Azul-Marinho

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês ligadas à promoção da saúde.

As cores dos meses na prevenção de doenças: o objetivo é conscientizar sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. O mais importante para que uma cor seja realmente adotada é a divulgação. Ou seja, quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente do público. Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Ou seja, reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população.

Já não é de hoje que o nosso calendário é marcado por inúmeras cores, de janeiro a dezembro, onde os meses são coloridos por tonalidades, buscando, dessa forma, chamar atenção e, com isso, ajudar na conscientização para a importância de cuidarmos da saúde, objetivando, a todo custo, uma melhor qualidade de vida.
Todas essas campanhas, que vão de janeiro a dezembro de cada ano, servem para alertar tanto para a prevenção das doenças como para torná-las mais conhecidas, possibilitando o debate, e a partir daí a possibilidade da conscientização e da educação em torno de cada uma delas, gerando a troca de experiências entre as pessoas. São ações como essas, que circulam através das mídias pelos quatro cantos do país, que fazem a informação chegar a locais onde a doença é pouco conhecida e o seu tratamento ainda é precário ou até inexistente. Fazem com que o governo promova de maneira ações de combate, alertando a população e evitando, muitas vezes, uma epidemia.
Todas as campanhas vêm precedidas de um laço, que tem o poder simbólico de abraçar e, de estimular carinhosamente cada um de nós a entrar nessa luta.

Março Azul-Marinho: prevenção ao câncer colorretal.

Março azul marinho é uma campanha que busca a conscientização e a prevenção do câncer colorretal. Assim como acontece em outros meses ao longo do ano, a campanha Março Azul-Marinho faz um alerta à população sobre o câncer colorretal e o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU apoia esta campanha. A ideia é ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa doença que está associada à má alimentação e ao sedentarismo. O câncer de colorretal é um dos tipos mais comuns entre países ocidentais e cresceu consideravelmente no Brasil nos últimos anos.

A campanha Março Azul-Marinho é o momento ideal para falar sobre a doença, alertando principalmente sobre as formas de prevenção. Nesse caso, é essencial manter o peso corporal adequado e praticar atividade física regularmente. Incluir no cardápio alimentos naturais e não processados, como grãos, frutas, legumes, cereais e verduras também auxiliam na prevenção e no bom funcionamento do intestino. Além disso, recomenda-se não fumar e evitar o uso de bebidas alcoólicas.

A doença se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada e sem apresentar qualquer sintoma. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Esta neoplasia é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente, principalmente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura da doença.

DETECÇÃO PRECOCE E DIAGNÓSTICO: A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, aumentar a chance de tratamento. Os tumores de cólon e reto (ou colorretal) podem ser detectados precocemente, por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias. O rastreamento em todas as pessoas acima dos 50 anos é fundamental para a detecção precoce da doença, independentemente de apresentarem sintomas ou não. No entanto, pacientes mais jovens, com histórico familiar de câncer, também devem ser avaliados. A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer colorretal.

Fonte:

http://www.oncoguia.org.br/

https://www.inca.gov.br

https://accamargo.org.br

https://www.unimedfesp.coop.br/Pages/marco-azul-marinho-prevencao-ao-cancer-colorretal.aspx

https://www.bancariosparanagua.org.br/noticia/marco-azul-marinho-prevencao-ao-cancer-colorretal

Imagens retiradas do Google

Translate »
/* * VLibras */