TRANSFORME SEUS HÁBITOS: ATITUDES SUSTENTÁVEIS PARA ADOTAR HOJE
Mudanças simples na sua rotina podem ajudar a diminuir o impacto que você causa na natureza. Listamos 11 dicas para você repensar seus hábitos, transformar sua rotina e diminuir o seu impacto no meio ambiente.
1. Separe o material reciclável do orgânico
Separar o lixo reciclável é uma atitude que ajuda na diminuição da quantidade de resíduo que é destinada a aterros sanitários e lixões – e que podem poluir lençóis d’água, liberar gases nocivos e abrigar animais transmissores de doença. O processo de reciclagem possibilita que os materiais voltem ao ciclo produtivo sem utilizar novos recursos naturais. Separe vidros, plásticos, metais e papéis. Eles podem ser enviados para a coleta seletiva de sua cidade, cooperativas ou catadores independentes da sua região.
2. Tenha uma garrafa (reutilizável) para chamar de sua
O excesso de plástico é um dos grandes problemas do meio ambiente, pois o plástico é produzido com matérias-primas oriundas do petróleo ou gás natural (não renováveis). E pior: ainda entopem bueiros, rios e mares. Você pode ajudar a reduzir a quantidade de plástico produzido adotando uma garrafa reutilizável. Transforme o item em um acessório diário, evitando usar copinhos e garrafas descartáveis. Assim, você ajuda o meio ambiente e mantém sua água geladinha.
3. Evite o desperdício de energia elétrica
Reduzir o consumo de energia elétrica impacta tanto na preservação do meio ambiente, quanto na diminuição dos gastos financeiros de casa. Para evitar o desperdício, apague as luzes sempre que sair de um cômodo e não as deixe acesas durante o dia. Você ainda pode substituir as lâmpadas incandescentes (que gastam muita energia) por lâmpadas de LED e fluorescentes (que são mais econômicas e têm vida útil maior).
4. Leve sua própria sacola quando for fazer compras
A maior parte do lixo que entope os oceanos é composto por plásticos, como o usado nas sacolinhas descartáveis. Todos os anos, cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nas águas, segundo dados da ONU. Para ajudar a reverter esse cenário, lembre sempre de usar sua ecobag quando fizer compras.
5. Evite o desperdício de água
A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta. Para ajudar a evitar o esgotamento das reservas de água, aplique ações como diminuir o seu tempo no banho e fechar a torneira quando for lavar a louça ou escovar os dentes. Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Ao lavar suas roupas, certifique-se de usar a máquina na capacidade cheia. E para os amantes de plantas, uma dica preciosa: regue seu jardim à noite. Assim, você diminui o efeito da evaporação e a água dura mais tempo na sua plantinha. Com estas medidas você economiza também na sua conta de água.
6. Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia
A gordura utilizada no preparo daquela friturinha deliciosa pode causar muitos problemas se for jogada na pia ou nos ralos. O óleo não se dissolve na água e, quando cai em um curso d’água, pode causar descontrole do oxigênio, morte de peixes e outras espécies. Cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Descubra como e onde o óleo de cozinha é recolhido na sua cidade e faça o descarte correto.
7. Faça a destinação correta de pilhas, celulares e eletrônicos
Existe uma série de produtos e resíduos nocivos ao meio ambiente que causam contaminação química e não podem ir para o lixo comum, como as pilhas, baterias, celulares e outros eletrônicos. Para descartar esses produtos, busque por postos de coleta em supermercados e lojas especializadas perto de você.
8. Não desperdice comida
Por ano, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é jogado fora. A produção desses alimentos também gera emissões que podem desequilibrar o efeito estufa. Para evitar o desperdício em casa, procure comprar menos e só o necessário. Evite fazer grande estoque de alimentos e busque consumir o que você já tem. Sobras de comida podem servir de ingredientes para outras receitas ou congelados para consumo no futuro.
9. Faça compostagem
Uma maneira efetiva de diminuir o impacto do lixo que produzimos em lençóis freáticos é fazer compostagem. A atitude ajuda a reduzir a emissão do gás metano (CH4), um dos principais causadores da aceleração do efeito estufa, fruto da decomposição de resíduos orgânicos.
10. Reutilize embalagens e use refil
O processo de reciclagem ajuda a mitigar os danos ambientais, mas também gera emissões, tanto no transporte e coleta do lixo, quanto na produção do material reciclado. Portanto, procure usar as embalagens ao máximo antes de enviar para a reciclagem e invista em produtos que utiliza refil.
11. Informe-se antes de comprar
Pesquise e procure comprar de empresas que possuem práticas sustentáveis e não prejudicam o meio ambiente.
Repensar mais. Refletir mais. Reciclar mais. Transformar mais. Vamos juntos?
Fonte: Google