O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU, estará realizando em 2023, o “Recadastramento” para prova de vida de aposentados e pensionistas de forma digital.
A nova modalidade de regularização cadastral será através da plataforma Gov.br, onde será realizada a biometria facial, para simplificar, facilitar e agilizar cada vez mais a vida do segurado, ajudando a ampliar a oferta de serviços públicos digitais, como a prova de vida para aposentados e pensionistas. Esse é mais um benefício oferecido aos segurados da previdência municipal, que não precisam sair de suas residências para manter o cadastro em dia.
A partir do mês de junho/2023, os servidores públicos aposentados e os pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU terão à sua disposição mais uma alternativa para viabilizar a realização da prova de vida sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Trata-se da Prova de Vida Digital, serviço inteiramente remoto que permite a realização do procedimento de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR.
A novidade já pode ser utilizada pelos 876 beneficiários convocados para fazer o procedimento ao longo dos meses de junho, julho e agosto. Este período deve ser seguido para evitar bloqueios. A prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos.
A prova de vida digital trará mais conforto e segurança aos aposentados e pensionistas. Trata-se de uma ferramenta eletrônica em constante expansão e que já vem sendo utilizada com frequência pelas pessoas. Com isso, o IPMU está buscando modernizar o atendimento e a prestação dos seus serviços. Esse movimento faz parte das muitas iniciativas provocadas pela transformação digital que vem acontecendo dentro da Autarquia.
O procedimento é obrigatório. A sua não realização acarretará na suspensão do pagamento do benefício. A comprovação é importante também para evitar possíveis fraudes e/ou pagamentos indevidos, conferindo mais segurança ao próprio segurado e ao erário público.
Serviço digital – Com a integração do serviço ao GOV.BR, a prova de vida poderá ser feita também de forma totalmente digital, via sistema de reconhecimento facial. O recadastramento digital simplifica a rotina do servidor aposentado ou do pensionista. É um público que precisa contar com a segurança e a comodidade em sua relação com a Previdência Municipal. A Prova de Vida Digital, uma oportunidade de oferecer maior comodidade e segurança para os segurados, evitando deslocamentos desnecessários até a sede do IPMU, além de simplificar o processo para os que residem fora do município ou país.
Etapas – Para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa baixar o aplicativo e fazer sua conta no GOV.BR. Caso já possua uma conta, basta acessá-la no aplicativo GOV.BR no celular, digitando seu CPF e sua senha. Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado. Em seguida, no próprio GOV.BR, na aba “serviços”, o beneficiário poderá confirmar a realização de sua prova de vida.
Como fazer a prova de vida digital no aplicativo gov.br
A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o IPMU.
Para isso, siga as orientações abaixo:
1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”
Importante:
O beneficiário que não possuir aparelho celular compatível, poderá realizar a prova de vida presencialmente, na sede da Autarquia.
Os aposentados e pensionistas inválidos ou com locomoção impossibilitada por motivo de saúde podem solicitar, mediante apresentação de atestado médico, visita domiciliar para a efetivação deste procedimento.
Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato:
(12) 3833 3044/ 3833 4842/ 3832 2235 | |
ipmu@ubatuba.sp.gov.br | |
(12) 3833 3044 |