O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU e o Instituto de Longevidade Mongeral – AEGON promoveram no dia 19/10/2021, encontro virtual para discutir a importância do planejamento para envelhecer com qualidade e segurança financeira.
O evento contou com a presença da Prefeita Municipal Flávia Pascoal e do diretor-executivo do Instituto de Longevidade MAG, Henrique Noya, apresentando o conceito de Longevidade Financeira, com ênfase em cultura previdenciária (poupar certo) e securitária (proteger o capital).
- Como se preparar para a velhice aumentando a expectativa de vida com qualidade. Necessidade do brasileiro de pensar desde cedo em como pretende envelhecer.
- Planejamento da vida para um “envelhecer saudável”, com enfoque na saúde financeira e proteção pessoal, da família e do patrimônio no longo prazo.
- Promover o debate sobre longevidade e qualidade de vida, estimulando a propagação das culturas previdenciária e a educação financeira. Um assunto que diz respeito a todos, independentemente de classe social.
- Importância do debate como fator crítico para o desenvolvimento sustentável do país, num futuro próximo.
- Refletir sobre a aposentadoria e a longevidade e como lidar com o dinheiro para obter um bem-estar financeiro sustentável e longevo.
O aumento da expectativa de vida das pessoas deve ser encarado com atenção. O foco atual deve estar na qualidade do tempo de vida que temos pela frente. A temática é complexa em sua abrangência, mas simples no fundamento. Precisamos planejar e investir no presente para, de fato, garantir o futuro.
Conhecer conceitos de longevidade e finanças pessoais e suas aplicações em projeto pessoal de uma vida longeva, viabilizando uma vida de qualidade por muitos anos.
A educação financeira é um dos pilares da longevidade, e ensinar sobre o valor do dinheiro pode ajudar a lidar com o tema durante outras fases da vida para, quem sabe, evitar o seu descontrole ou endividamento.
Sempre é tempo de conversar sobre o assunto, ainda mais quando todos nós precisamos nos preparar para como nos manteremos no futuro.
Garantir a qualidade de vida na terceira idade deveria ser uma prioridade para todos, mas as estatísticas mostram o contrário. Em vez de se preparar financeiramente, muitos brasileiros não estão dando atenção ao seu próprio futuro e correm risco chegar aos 60 anos sem as reservas necessárias.
Para se ter uma ideia, mais da metade dos brasileiros não possui uma reserva financeira para complementar sua aposentadoria.
Uma maior expectativa de vida pede um método para o dinheiro durar mais.
No dicionário longevidade também é sinônimo de duração. Então podemos dizer que a longevidade das pessoas, mesmo na média, está avançando para níveis jamais vistos.
Não é um pequeno grupo vivendo mais do que a média, mas a população inteira, na média, vivendo cada vez mais! Então as chances de viver mais do que seus pais, e muito mais do que seus avós, é enorme. E nunca na história foi tão grande.
Então, o que adianta a pessoa ter sua longevidade biológica individual cada vez maior se a sua longevidade financeira não acompanhar?
A expressão “longevidade financeira” ainda não aparece muito por aí. Porém, vamos ouvir falar cada vez mais dela ou de expressões que significam a mesma coisa.
“Longevidade financeira é a capacidade de uma pessoa dispor de recursos financeiros suficientes por todo o seu ciclo de vida – dos primeiros anos da vida adulta até o seu final -, garantindo um padrão de conforto material definido por ela mesma”
“Construção de uma vida financeiramente segura, agora e no futuro. Uma vida em que a nossa longevidade financeira acompanhe o potencial longevidade biológica muito maior.”
Alguns pilares do método para fazer seu dinheiro durar mais. Dentro dessa perspectiva, cuidar da longevidade financeira significa agir com a máxima sabedoria possível sobre estes pilares essenciais:
- Ganhar (mais)
- Gastar (bem)
- Poupar (certo)
- Investir (melhor)
Portanto, se estamos interessados em ganhar mais, gastar com eficiência, poupar com equilíbrio e investir com inteligência, devemos seguir alguns conselhos. Embora seja relativamente simples, o caminho não é tão fácil, porque precisamos de novos bons hábitos que podem ser difíceis de incorporar às nossas vidas.
Desenvolver esses hábitos positivos requer vencer sucessivas batalhas contra um inimigo que está dentro da gente. Trata-se do nosso cérebro ancestral e sua área que comanda as nossas ações automáticas e impulsivas.
Todos os pilares são igualmente importantes, mas podemos estabelecer prioridades, organizando-os em sequência, como se fossem etapas. E elas já estão evidentes na ordem em que aparecem na nossa lista.
Gastar bem, poupar certo e investir melhor: uma síntese baseada no método para seu dinheiro durar mais
- Você gastará naquelas coisas que te fazem mais feliz. Isso é gastar bem.
- Você gastará menos do que ganha, tendo uma parcela livre para manejar como quiser, tendo uma reserva de emergência e poupando para o longo prazo. Isso é poupar certo!
- Você investirá apenas através de instrumentos que te possibilitem uma rentabilidade muito superior à da Caderneta de Poupança, sem perder a segurança e a simplicidade. Isso é investir melhor.
Link do Instituto de Longevidade MAG: https://institutodelongevidademag.org/
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTj-bHMIOoAmUSXwyPCtWZA