Nos dias 20, 21 e 22 de setembro/2023, membros da Diretoria Executiva (Sirleide da Silva e Fernando Augusto Matsumoto), membros do Conselho de Administração (Jacqueline Silveira Pereira Conceição, Marcelo da Cruz Lima e Silvia Moraes Stefani Lima) e membros do Conselho Fiscal (Antonio Carlos Berti Gomes), do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU participaram do 21° Congresso Estadual de Previdências, que aconteceu na cidade de Curitiba/PR, realizado pela APEPREV (Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios), um evento de grande relevância que trouxe à tona uma série de temas previdenciários de grande importância, com a participação de importantes figuras do cenário público.
Na sua 21º edição o congresso é um importânte evento para discutir questões previdenciárias fundamentais no dos RPPS. A abertura congresso contou com a participação de mais de 1200 pessoas, e diversos servidores, especialmente aqueles envolvidos com as questões previdenciárias.
O congresso ofereceu uma programação extensa e variada, abrangendo uma ampla gama de temas previdenciários. Com um cronograma dinâmico que incluiu palestrantes de destaque no cenário previdenciário, o evento foi um um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento valioso para todos os participantes.
O congresso é uma ótima oportunidade para os profissionais de RPPS se conectarem, aprenderem e se inspirarem e os membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal tiveram a oportunidade de socializar com mais de 1200 servidores e gestores de diversos RPPS do Brasil.
A participação em eventos previdenciários, permite estimular o processo de governança corporativa do RPPS, assim como estimular uma maior interação e participação dos Conselheiros na gestão do IPMU, através de debates que aprofundam e qualificam o ato de gestão da entidade previdenciária. Permite fortalecer a habilidade, a confiança e a compreensão necessárias para o melhor funcionamento do regime próprio. Permitindo potencializar a capacidade e desempenho dos gestores, servidores e membros dos órgãos colegiados, promovendo o alcance dos objetivos institucionais.
De acordo com o “Plano de Ação de Educação Previdenciária e Capacitação”, todos os envolvidos na gestão do Regime de Previdência do Município de Ubatuba, serão capacitados ao longo de 2023 mediante palestras, cursos inloco, cursos externos e congressos promovidos pelas Associações Previdenciárias, bem como pela modalidade de Educação à Distância – EAD.
A Educação Previdenciária diz respeito ao conjunto de ações de capacitação, qualificação, treinamento e formação específica ofertadas aos gestores e conselheiros, a respeito de assuntos relativos à compreensão do direito à previdência social e de seu papel como política pública, à gestão, governança e controles do RPPS nos seus mais variados aspectos (gestão de ativos e passivos, gestão de pessoas, benefícios, investimentos, orçamento, contabilidade, finanças, estruturas internas e externas de controle, dentre outros).
A participação de representes do Instituto de Previdência no 21º Congresso Previdenciário da APEPREV foi enriquecedora, pois foi um evento evento, que reuniu especialistas e profissionais ligados à previdência. Oportunidade única para trocar experiências, aprender com os melhores e entender as mudanças e desafios que enfrentamos na área previdenciária e financeira. Demonstra a busca de conhecimento e atualização constante para melhor servir aos interesses dos servidores do Município de Ubatuba.
Conteúdo Programático:
- Desafios para os RPPSs
- Estabilizados diante a decisão do STF
- Explorando o Potencial e a estrutura dos FIPs: Oportunidades e Desafios
- Pró-Gestão e Certificação Profissional para gestores e conselheiros – Evolução na governança
- Renda Variável – alternativas e oportunidades
- Fundos de Investimento e Temática ASG
- O papel do gestor de RPPS na compensação previdenciária
- Relevância do consignado para melhorar a rentabilidade dascarteiras do RPPS
- Perspectiva para Alocação em Renda variável com SELIC elevada
- LGPD no dia a dia dos RPPS
- A importância da Avaliação Atuarial
- Investimentos no Exterior
- Qualificação da Assessoria Atuarial
- Estratégias de Renda Fixa em um ambiente de queda do juro real
- Renda Variável: Alternativas de Investimentos em estratégicas sistemáticas
- Educação financeira como ferramenta de aproximação
- Impactos da Resolução CVM nº 175/2022
- Oportunidades na renda Variável
- Auditoria do MPS nos RPPS: a força da orientação
- Oportunidades de investimento em infraestrutura no Brasil
- Investimento no Exterior Combinando Crédito Privado & Internacional
- Resiliência de RPPS: usando recursos e habilidades para superar as adversidades
- 150.000 pontos! Até onde o Ibovespa pode chegar no cenáio de juros em queda
- Investimento no segmento Renda Fixa, seus ativos e riscos
- As Peculiaridades da Reforma da Previdência do Estado do Paraná
- Conversão de Tempo Especial em Comum – Tema 942 STF
- A aplicabilidade das regras de concessão de pensão por morte
- Pequeno tratado das grandes virtudes