Você está visualizando atualmente Congresso Nacional da Abipem

Congresso Nacional da Abipem

Membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU, participaram nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2022 na cidade de Fortaleza, do 55º Congresso Nacional da Abipme.

A realização do Congresso, além de abordar a Política Nacional de Previdência, foi organizado com o objetivo principal de atualização e discutir o futuro dos regimes, bem como apresentar alternativas para sua sustentabilidade. Para corresponder a esse objetivo o congresso foi organizado de maneira a disponibilizar ao público participante informações sobre certificação dos membros que compõe os conselhos, oportunizando, por meio de palestras com especialistas no assunto, o acesso a informações sobre as especificidades desses sistemas e a gama de informações e dados necessários para sua manutenção.

Composto por um público formado por gestores e conselheiros dos Rpps, o congresso contribui efetivamente para o nivelamento de informações técnicas sobre o assunto, com a apresentação e discussão de metodologias e modelos de casos para equacionamento dos déficits com alternativas de novas receitas e principalmente a necessidade da reforma da previdência nos Municípios.

Durante os três dias de realização do congresso estiveram presentes mais de 1300 pessoas, entre palestrantes, membros da Secretaria de Previdência, técnicos de secretarias municipais, técnicos dos TCE, representantes de instituições estaduais e municipais de todo o País.

Eventos dessa natureza fazem parte do calendário obrigatório de capacitação de servidores e conselheiros do IPMU, sendo um importante momento de troca de experiências com outros institutos de todo país.

Grandes e respeitados nomes ligado à gestão previdenciária compartilharam suas expertises para uma plateia atenta e compromissada com o papel que desempenha junto aos RPPS em que atua.

Os temas mais discutidos estavam ligados à função de conselheiros, às mudanças na legislação de aposentadorias e pensões, aos investimentos financeiros frente aos desafios do cenário mundial atual, além de outros relacionados à rotina dos RPPS.

A participação no Congresso reforça a responsabilidade e o compromisso de todos os envolvidos na gestão do Instituto. O IPMU é um patrimônio do servidor público municipal, e portanto, requer extremo zelo na tomada de decisões que garantam o futuro de nossos segurados.