Você está visualizando atualmente Campanha das Cores: Setembro Vermelho

Campanha das Cores: Setembro Vermelho

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês de “setembro” ligadas à promoção da saúde. De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da s a ú d e com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. O mais importante para que uma cor seja realmente adotada é a divulgação. Ou seja, quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente das pessoas. Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Ou seja, reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população.

Setembro Vermelho: cuide do seu coração, neste mês, a prevenção bate mais forte no peito
Concentram-se aqui as campanhas de prevenção, conscientização e tratamento das doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo. O mês de setembro foi escolhido pois no dia 29 é
comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Desde então, diversas organizações no Brasil e no mundo realizam ações para lembrar a data.
Mudanças de hábito simples podem evitar muitas das doenças cardíacas, como: parar de fumar, praticar exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e ter uma dieta equilibrada. Prefira escadas a elevadores, durma bem, meça sua pressão e consulte um médico regularmente.
Os nossos hábitos alimentares mudaram muito do tempo dos nossos avós até os dias atuais. Além disso, inserimos novos costumes em nossa rotina, o que tem afetado principalmente o nosso coração .
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo crescimento do número dos óbitos no mundo, mas que poderiam ser evitados. Por isso, o “Setembro Vermelho” traz à tona esse problema para alertar a população.
Uma alimentação balanceada , com menos açúcar e sal, com exercícios físicos moderados, além de exames regulares podem contribuir para a diminuição dos fatores de risco . Porém, a maioria da população sequer tem conhecimento disso, o que dificulta a prevenção que pode ser feita com a adoção de uma mudança de hábito para ter uma vida mais saudável.
De acordo com os profissionais de saúde, os principais fatores associados às doenças cardiovasculares são:

  • Estresse
  • Colesterol
  • Drogas e álcool
  • Diabetes
  • Gordura abdominal
  • Hipertensão
  • Obesidade
  • Tabagismo

É fundamental aderir bons hábitos de vida desde cedo para fortalecer o músculo de maneira natural e saudável, evitando ataque cardíaco , infarto e derrame , que podem acontecer em qualquer idade, sendo mais grave em jovens e adultos com consequências mais letais.
Cuidar do nosso coração é simples, basta seguir as recomendações do seu cardiologista e, caso necessite, procure o acompanhamento de um nutricionista para ajudar a fazer
uma reeducação alimentar. A saúde do seu coração é muito valiosa e você deve se dedicar ao máximo para que ela esteja bem.

O IPMU apoia e incentiva a adoção de práticas saudáveis que garantam seu bem – estar e qualidade de vida .

Fonte: Google