O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês de abril ligadas à promoção da saúde
De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais.
O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. O mais importante para que uma cor seja realmente adotada é a divulgação. Ou seja, quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente do público.
Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Ou seja, reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população.
As cores dos meses na prevenção de doenças: o objetivo é conscientizar sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.
Já não é de hoje que o nosso calendário é marcado por inúmeras cores, de janeiro a dezembro, onde os meses são coloridos por tonalidades, buscando, dessa forma, chamar atenção e, com isso, ajudar na conscientização para a importância de cuidarmos da saúde, objetivando, a todo custo, uma melhor qualidade de vida.
Todas essas campanhas, que vão de janeiro a dezembro de cada ano, servem para alertar tanto para a prevenção das doenças como para torná-las mais conhecidas, possibilitando o debate, e a partir daí a possibilidade da conscientização e da educação em torno de cada uma delas, gerando a troca de experiências entre as pessoas. São ações como essas, que circulam através das mídias pelos quatro cantos do país, que fazem a informação chegar a locais onde a doença é pouco conhecida e o seu tratamento ainda é precário ou até inexistente. Fazem com que o governo promova de maneira ações de combate, alertando a população e evitando, muitas vezes, uma epidemia.
Todas as campanhas vêm precedidas de um laço, que tem o poder simbólico de abraçar e, de estimular carinhosamente cada um de nós a entrar nessa luta.
ABRIL MARROM: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO ALERTA PARA OS CUIDADOS COM AS DOENÇAS OCULARES
Somente no Brasil, mais de seis milhões de pessoas têm algum tipo de problema na visão, segundo pesquisas. Pensando nisso, neste mês as atenções estão voltadas para o “Abril Marrom”, que é um período de conscientização nacional acerca da importância da prevenção e combate às doenças oculares. A título de curiosidade, a cor marrom foi escolhida por ser a coloração dos olhos da maioria dos brasileiros.
Dentre as doenças mais comuns, estão a miopia, astigmatismo e a presbiopia. Além dessas, mas em níveis maiores de complexidades, destacam-se a Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI), catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Em alguns desses casos, não ocorrendo o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente pode perder a visão parcial ou total.
E por falar em prevenção, esse é o fator chave para reduzir os índices de cegueira no Brasil, que já somam mais de um milhão de pessoas. Por isso, o cuidado com a visão deve existir desde a maternidade, com o teste do olhinho, como também nas outras fases da vida. As idas ao oftalmologista podem ser anuais ou a cada seis meses, a depender do quadro clínico.
No país, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. O número de casos tende a crescer em decorrência do aumento da expectativa de vida e hábitos que prejudicam a visão. Por isso, a regularidade nas consultas é o modo de prevenção mais efetivo, como também o compromisso com o tratamento quando uma doença é diagnosticada.
Cuide da sua visão. Consulte regularmente um oftalmologista.
Fonte:
https://www.hosergipe.com.br/blog/mes-de-prevencao-e-combate-as-diversas-especies-de-cegueira/