Membros do Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU, participaram do 1º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS, realizados entre os dia 13 a 15 de março de 2019, na cidade de Florianópolis. Cerca de 980 gestores e técnicos em RPPS de todo o país foram capacitados durante os três dias de atividades.
“A Reforma da Previdência 2019” foi o tema de abertura. A explanação feita por Narlon Gutierre Nogueira, Secretário Adjunto da Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, detalhou aos presentes a estrutura da PEC 6/2019, como, por exemplo, os princípios da nova previdência que envolvem a desconstitucionalização das regras de benefícios dos RPPS, regras gerais de organização, de transição e transitórias dos RPPS, as regras de transição dos servidores, dentre outros pontos.
Durante a abertura oficial, João Figueiredo, presidente da Abipem, destacou que o tema investimentos é de extrema importância para os RPPS. “Este é um assunto tão relevante para os institutos de previdência devido o momento de alteração constante que tem havido na legislação. Este também é o momento onde as leis caminham para nos trazer mais obrigações e responsabilidades. Por isso que é muito importante a gente aumentar o grau de conhecimento, compartilhar as boas experiências e oferecer a vocês que cuidam do futuro dos nossos aposentados e pensionistas, informações para que isso ocorra de maneira segura, honesta e transparente. Que saiamos daqui com muito mais vontade de fazer bem feito que é a vocação dos regimes próprios do Brasil”, afirmou.
Carlos Xavier Scharamm, presidente da ASSIMPASC, destacou na abertura que o evento é uma ótima oportunidade de compartilhar e adquirir conhecimentos sobre finanças e investimentos: “não só aprender, mas compartilhar e trocar ideias sobre o nosso futuro sobre como aplicar e fazer o dinheiro render”, disse.
Para Narlon, a realização de congresso evidencia o “grau de maturidade que temos alcançado junto aos RPPS. A qualificação é muito importante”.