O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU é certificado no Programa Pró-Gestão RPPS, da Secretaria de Previdência Social – Ministério da Fazenda, Nível I, por meio de auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, tendo atendido ao estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS, com validade até 30/10/2021.
O Pró-Gestão foi criado pelo Ministério da Previdência Social, atualmente Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda, fornecendo quatro níveis de aderência e tem validade de três anos.
O objetivo é incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, e proporcionar mais transparência no relacionamento dos RPPS com os segurados e a sociedade.
A certificação é um processo de reconhecimento da excelência das boas práticas de gestão do regime próprio.
O IPMU aderiu oficialmente ao programa de certificação em abril deste ano. A certificação coroa uma gestão que vem buscando na excelência dos serviços previdenciários e o selo confirma o padrão de qualidade e as normas técnicas da instituição previdenciária.
Para que todos os padrões e normas técnicas fossem alinhados às exigências do órgão certificador, a Fundação Vanzolini, foi realizado um trabalho com muita dedicação e empenho de toda a diretoria executiva, servidores e conselheiros do IPMU e o mérito se deu ao cumprir todas as exigências da certificadora, em práticas adequadas de gestão previdenciária relativas a Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.