Você está visualizando atualmente Campanha das Cores: abril azul

Campanha das Cores: abril azul

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês de “setembro” ligadas à promoção da saúde. De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais.

O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. O mais importante para que uma cor seja realmente adotada é a divulgação. Ou seja, quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente das pessoas.

Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Ou seja, reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população. O objetivo é conscientizar sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.

Já não é de hoje que o nosso calendário é marcado por inúmeras cores, de janeiro a dezembro, onde os meses são coloridos por tonalidades, buscando, dessa forma, chamar atenção e, com isso, ajudar na conscientização para a importância de cuidarmos da saúde, objetivando, a todo custo, uma melhor qualidade de vida.

O mês de abril também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02.04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a forma como as pessoas se comunicam e interagem com o mundo. O autismo é uma condição que acompanha a pessoa por toda a vida e pode se manifestar de diferentes formas e graus. Estima-se que cerca de 1% da população mundial¹ tenha algum tipo de autismo, o que representa mais de 80 milhões de pessoas. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o entendimento sobre essa condição, bem como promover a inclusão e os direitos das pessoas com autismo. A data escolhida foi 2 de abril, que simboliza o início do mês do autismo, um período dedicado a diversas atividades e campanhas de conscientização em todo o mundo.