Campanha das Cores: Março Lilás

Campanha das Cores: Março Lilás

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês ligadas à promoção da saúde.

As cores dos meses na prevenção de doenças: o objetivo é conscientizar sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos.

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. O mais importante para que uma cor seja realmente adotada é a divulgação. Ou seja, quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente do público. Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Ou seja, reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população. Já não é de hoje que o nosso calendário é marcado por inúmeras cores, de janeiro a dezembro, onde os meses são coloridos por tonalidades, buscando, dessa forma, chamar atenção e, com isso, ajudar na conscientização para a importância de cuidarmos da saúde, objetivando, a todo custo, uma melhor qualidade de vida.
Todas essas campanhas, que vão de janeiro a dezembro de cada ano, servem para alertar tanto para a prevenção das doenças como para torná-las mais conhecidas, possibilitando o debate, e a partir daí a possibilidade da conscientização e da educação em torno de cada uma delas, gerando a troca de experiências entre as pessoas. São ações como essas, que circulam através das mídias pelos quatro cantos do país, que fazem a informação chegar a locais onde a doença é pouco conhecida e o seu tratamento ainda é precário ou até inexistente. Fazem com que o governo promova de maneira ações de combate, alertando a população e evitando, muitas vezes, uma epidemia.
Todas as campanhas vêm precedidas de um laço, que tem o poder simbólico de abraçar e, de estimular carinhosamente cada um de nós a entrar nessa luta.

Março Lilás alerta para prevenção do câncer do colo do útero

Março traz consigo mais uma campanha de alertas e prevenção no combate ao câncer, desta vez o foco se destina à prevenção do câncer de útero desenvolvendo informações e esclarecimentos sobre a terceira neoplasia mais recorrente entre mulheres, estando atrás apenas do câncer de mama e colorretal. O câncer de útero demora alguns anos para se desenvolver, as alterações desordenadas das células dão origem ao câncer e são facilmente identificadas com o exame preventivo (Papanicolau), podendo ser tratadas de maneira precoce e curadas em sua totalidade, não permitindo assim que haja evolução da doença. Os sintomas frequentes que ajudam a identificar são o sangramento vaginal intermitente (que vai e volta), após a relação sexual, corrimento, dor, infecção urinária e dor intestinal. A causa se dá pela infecção genital do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), através das relações sexuais, a multiplicidade de parceiros sexuais, início da vida sexual precoce, fumo e má higiene íntima. Importante frisar que o exame preventivo identifica a fase inicial da doença possibilitando que o tratamento seja o mais imediato possível. O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, ou através do exame preventivo (Papanicolaou).

Fique de olho nos sintomas

O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em fase inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:

 Corrimento vaginal anormal, com coloração e odores incomuns;

 Sangramento vaginal durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa;

 Dor durante a relação sexual ou na pelve;

 Problemas urinários ou intestinais;

 Perda de peso involuntária;

 Anemia, devido ao sangramento frequente;

 Dores nas costas ou nas pernas.

 

Fontes:

http://www.sbcancer.org.br/janeiro-verde-alerta-para-o-cancer-do-colo-do-utero/

https://sboc.org.br/guias-e-infograficos/item/2137-cancer-de-colo-do-utero https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/infectious-agents/hpv/hpv-and-cancer-info.html

https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/15/papanicolau-e-a-principal-forma-de-rastreamento-de-cancer-do-colo-do-utero/

https://www.oncologicadobrasil.com.br/ler-noticia.php?id=1613

Imagem Google

 

 

   

Translate »
/* * VLibras */