O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês de “janeiro” ligadas à promoção da saúde
De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população. São ações como essas, que circulam através das mídias pelos quatro cantos do país, que fazem a informação chegar a locais onde a doença é pouco conhecida e o seu tratamento ainda é precário ou até inexistente. Todas as campanhas vêm precedidas de um laço, que tem o poder simbólico de abraçar e, de estimular carinhosamente cada um de nós a entrar nessa luta.
“Fevereiro Laranja” (ação de conscientização e combate à Leucemia)
Algumas pessoas já ouviram falar. Outras desconhecem completamente o tema.
Fevereiro Laranja é uma campanha que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea.
Como a conscientização e o conhecimento são os principais caminhos para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, a campanha nasceu da necessidade de se alertar a população sobre a doença.
Leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal dos leucócitos, células do sangue responsáveis pela defesa do organismo. Diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura da doença. Os principais sintomas que podem indicar leucemia são anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.
O diagnóstico para leucemia é feito por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, mas deve incluir ainda exames de bioquímica, de coagulação, além de mielograma, imunofenotipagem e cariótipo, que são os exames de medula óssea.
A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, os quais são conhecidos como leucócitos e produzem células doentes na medula ósseo. A imunidade do paciente fica prejudicada e, em decorrência disso, aparecem as infecções. Conforme orientação dos especialistas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são imprescindíveis para o aumentar as chances de cura.
Estar atento aos sinais que o nosso corpo emite são fundamentais para que possíveis doenças, se diagnosticadas rapidamente, possam ter cura.
Fonte: Google