O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU abraça diversas campanhas do mês de “dezembro” ligadas à promoção da saúde
De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais.
O calendário colorido da saúde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe, porém, um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. O mais importante para que uma cor seja realmente adotada é a divulgação. Ou seja, quanto maior for a divulgação, maior a chance de a cor ficar fixada na mente das pessoas.
Todas essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiência entre as pessoas. Ou seja, reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população. De um tempo para cá, elas têm se tornado muito importantes, principalmente quando se trata da prevenção. Elas servem para alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população.
As cores dos meses na prevenção de doenças. O objetivo é conscientizar sobre temas como câncer, transtornos mentais e doação de órgãos. Já não é de hoje que o nosso calendário é marcado por inúmeras cores, de janeiro a dezembro, onde os meses são coloridos por tonalidades, buscando, dessa forma, chamar atenção e, com isso, ajudar na conscientização para a importância de cuidarmos da saúde, objetivando, a todo custo, uma melhor qualidade de vida. Todas essas campanhas, que vão de janeiro a dezembro de cada ano, servem para alertar tanto para a prevenção das doenças como para torná-las mais conhecidas, possibilitando o debate, e a partir daí a possibilidade da conscientização e da educação em torno de cada uma delas, gerando a troca de experiências entre as pessoas. São ações como essas, que circulam através das mídias pelos quatro cantos do país, que fazem a informação chegar a locais onde a doença é pouco conhecida e o seu tratamento ainda é precário ou até inexistente. Todas as campanhas vêm precedidas de um laço, que tem o poder simbólico de abraçar e, de estimular carinhosamente cada um de nós a entrar nessa luta. No calendário da saúde, dezembro é marcado por duas cores que simbolizam importantes campanhas de saúde ocorridas neste mês: o “dezembro laranja”, ação de prevenção ao câncer de pele; e o “dezembro vermelho”, ação de conscientização e combate ao HIV, Aids e infecções sexualmente transmissíveis.
Dezembro Laranja: mês de prevenção ao Câncer de Pele. O “Dezembro Laranja” é organizado desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele, tumor mais comum no país, e provocado pela exposição excessiva e sem proteção ao sol. A campanha deste ano está focada em alertar sobre a importância da fotoproteção, sobretudo nas praias, uma vez que a procura por esse passeio deve voltar a crescer após a flexibilização das ações contra a Covid-19. Por isso, a mensagem da campanha em 2021 é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”.