Membros da Diretoria Executiva do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU, participaram do 19º Congresso Nacional de Previdência, evento que a Associação Nacional de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM promove anualmente. Em 2020, o Congresso aconteceu dos dias 23 a 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, de forma híbrida – presencial e virtual- e envolveu a Solenidade de Entrega do 11º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e o 2º Workshop de Previdência do Servidor Público.
A ANEPREM disponibilizou poucas vagas para a modalidade presencial e seguiu rigorosamente todos os protocolos de combate à Covid-19 estabelecidos pela Anvisa e pelo governo do Rio de Janeiro (RJ), a fim de garantir a segurança de todos os presentes.
O tema deste ano foi ‘Nova previdência pública com a pandemia’, apresentado por palestrantes renomados como o economista e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o secretário de Previdência Narlon Gutierre Nogueira; o subsecretário de Previdência da SRPPS/SPREV- ME Allex Albert; o presidente do INSS, Dr. Leonardo Rolim; o juiz Federal e professor Dr. Fábio Souza; o jurista e professor da UERJ e EMERJ Dr. Fábio Zambitte; o procurador do Estado do Rio de Janeiro e 1º presidente do RIOPREVIDÊNCIA, professor Dr. Flávio Martins; e diversos outros.
Na abertura do 19º Congresso, dia 23 de novembro, houve a palestra magna, e no decorrer do evento, que durou três dias, foram abordados os temas Cidades Inteligentes: Equilíbrio nas Contas Públicas, Sustentabilidade e Previdência; A Previdência Social após a Emenda Constitucional nº 103/2019 e durante a pandemia; Responsabilidade de Membros da Diretoria, Conselhos e Comitê de Investimentos em tomadas de decisões; e Diversificação de ativos em tempo de pandemia; dentre outros.
Durante o Congresso Nacional de Previdência, o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU foi contemplado com o 1º lugar na 11ª edição do Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, modalidade Governança, na categoria Instituição de Médio Porte. Trata-se do 11º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, considerado o “Oscar da Previdência”. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no dia 23/novembro na cidade do Rio de Janeiro, durante o 19º Congresso Nacional da Anperem.
Foram avaliados diversos itens pautados nos princípios da transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social das autarquias.
O prêmio é concedido apenas aos gestores previdenciários e prefeitos que praticaram gestão sustentável e transparente no último ano. O objetivo é premiar e estimular as boas práticas de gestão das unidades de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que visam melhorar a imagem das instituições, assim como aprimorar a gestão como um todo, baseadas na ética, transparência e responsabilidade corporativa e social.
Desde 2016 o IPMU desenvolve rotinas e boas práticas de governança visando uma gestão técnica, eficiente e humanizada. O resultado aparece nas conquistas de premiações organizadas pelas principais associações nacional de previdência:
- 2016: 4º lugar na 7ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
- 2017: 2ª lugar na 8ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
- 2018: 1ª lugar na 9ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
- 2019: 2º lugar na 10º edição Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária
- 2019: 3º lugar na 1º edição Prêmio Aneprem de Inovação
- 2020: 1º lugar no 11º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2020, da ABIPEM
- 2020: 1º lugar no 1º Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2020, da ABIPEM