Os membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos e Diretoria Executiva do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU, estiveram reunidos no dia 11/10/2019 na sede do IPMU, para apresentação da Asset Liability Management – ALM.
O termo Asset Liability Management – ALM é a gestão integrada de ativos e passivos que busca pela melhor alocação dos investimentos dos recursos garantidores dos planos de benefícios, considerando os retornos esperados e os riscos de cada segmento das aplicações, sempre respeitando as restrições legais e regulamentares, os compromissos atuariais desses planos, com os benefícios já concedidos e os a conceder.
Trata-se de uma ferramenta altamente eficaz que visa garantir a sustentabilidade e a saúde de uma Entidade Aberta ou Fechada de Previdência. O objetivo é, dentre outros, administrar as variantes de riscos, por isso se mostra tão imprescindível para uma ótima gestão estratégica de instituições que gerenciam recursos de médio e longo prazos.
A estrutura do ALM é de grande amplitude, contemplando em seu planejamento os pagamentos de benefícios vigentes e futuros, a taxa de administração de fundos, o carregamento, a valorização e desvalorização de ações e os resultados com instrumentos derivativos, entre outros, que compõem a cesta de variáveis que são consideradas no processo de avaliação. Com sua utilização adequada, é possível avaliar a melhor composição para os ativos que formam um fundo, buscando combinar a micro e a macro alocação dos valores, maximizando a probabilidade do Plano de Benefícios atingir os seus objetivos, diante das premissas estabelecidas.
Na prática, o ALM é uma forma de auxiliar na definição de como serão alocados os valores recebidos pelas entidades nas mais variadas classes de ativos, considerando variáveis como CDI, inflação, renda variável, dentre outros.