Os membros do Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU participaram do 4° Congresso Brasileiro de Investimentos para RPPS realizado em Florianópolis pela ABIPEM, Associação Brasileira de Institutos de Previdência Estaduais e Municipais entre os dias 09 e 11 de março. O evento já faz parte do calendário de atividades da ABIPEM e contou em todas suas edições com a participação IPMU.
O evento contou com vários temas importantes como a nova Certificação Profissional que passará a ser exigida da “Diretoria Executiva” e “Conselheiros” que atuarem no RPPS, o estudo de ALM e o Cálculo Atuarial – ferramentas essenciais para a tomada de decisão nos investimentos e na gestão do RPPS para sua manutenção perpétua, além das opções de investimento que passaram a entrar no radar dos RPPS como forma de alcançar a meta atuarial.
4º Congresso Brasileiro de Investimentos e 11º Congresso Estadual da ASSIMPASC abrem agenda de eventos nacionais da ABIPEM
Reunindo gestores de Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e os mais renomados especialistas em investimentos do Brasil, o 4º Congresso Brasileiro de Investimentos da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM promoveu, no Centrosul, em Florianópolis, três dias de atividades de capacitação e aprimoramento para 1.048 gestores e técnicos de RPPS. Em paralelo ao evento, foi realizado o 11° Congresso Estadual ASSIMPASC.
O presidente da ABIPEM, João Carlos Figueiredo, destacou que o evento trouxe temas relevantes que devem ser adequados à nova realidade do mundo, como o impacto da guerra na Ucrânia na economia global, e como isso interfere na gestão dos regimes próprios em renda variável.
Cenário de 2022 e os investimentos dos RPPS
A palestra de abertura teve como foco as perspectivas para o ano 2022 no mercado financeiro e os cenários de investimentos dos RPPS. Foi coordenada pelo Presidente da ASSIMPASC, Carlos Xavier Schramm, teve apresentação da Estrategista Chefe da Mag Investimentos, Patricia Pereira Braga, e do Presidente da AZ Quest, Walter Maciel Neto.
ABIPEM e a Previdência Pública Brasileira
Ao longo do segundo dia de atividades, o Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Alex Albert Rodrigues, enfatizou o papel fundamental da ABIPEM para a previdência pública brasileira e a importância de promover eventos de capacitação de regimes previdenciários.
Segurança na hora de investir os RPPS
O Congresso contou com o patrocínio de grandes instituições financeiras, tanto nacionais quanto internacionais. Um dos assuntos mais mencionados entre os patrocinadores foi a preocupação com os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no mercado financeiro e como investir os RPPS diante desse tipo de conflito.
Fonte: