A participação dos membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do IPMU – Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba no 20º Congresso Estadual de Previdência da Apeprem, realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2024 na cidade de São José do Rio Preto/SP, certamente foi uma oportunidade valiosa para aprimorar o conhecimento e compartilhar experiências sobre os desafios enfrentados pelos Regimes Próprios de Previdência. Com mais de 850 congressistas de todo o país, o evento proporcionou um ambiente rico em debates e trocas de informações.
É reconhecido que a gestão dos RPPS enfrenta desafios constantes devido à dinâmica das mudanças regulatórias e procedimentais. Participar de eventos como este congresso é fundamental para se manter atualizado sobre as novas normas e práticas no setor previdenciário, além de buscar soluções inovadoras para garantir a sustentabilidade desses regimes. O compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes, incluindo os palestrantes com vasta experiência, certamente contribui para o aprimoramento da política, prática e gestão previdenciária.
Este é um dos maiores eventos voltados para Regimes Próprios de Previdência e reuniu mais de 800 congressistas dos mais variados municípios e estados de todo o território nacional, para o ciclo de palestras e debates sobre diversos temas. Ao longo dos três dias, o congresso foi recheado de painéis com excelentes palestras, mesas-redondas, apresentação de experiências, além de contar com outras possibilidades de compartilhamento dos inúmeros desafios. O evento contou palestrantes, com larga bagagem informada dando cumprimento ao objetivo do congresso de ampliar e disseminar a produção de conhecimento previdenciário relacionado à complexa dimensão de investimentos aprimorando a política, a prática e a gestão previdenciária.
Temas abordando temas:
- A responsabilidade dos entes federativos na manutenção ou extinção dos Regimes Próprios;
- Investimentos em Renda Variável: como o ciclo de juros impacta os resultados das empresas;
- Licitações: pontos de atenção da Lei 14.133/2021;
- Aposentadoria do servidor com deficiência;
- Longevidade Financeira: Como cuidar dos Aposentados e Pensionistas do seu RPPS
- Gestão e Governança no RPPS;
- ALM- Instrumento de Gestão para Busca Meta Atuarial;
- O Tribunal de Contas e o controle dos RPPS;
- Equilíbrio entre Base de Contribuição e cálculo dos proventos- natureza Jurídica e reflexo Previdenciário das parcelas pecuniárias;
- Gestão dos investimentos: casos práticos;
- Principais Aspectos dos Novos Manuais do Pró-Gestão e Certificação Profissional;
- Estratégias de investimentos em Renda Fixa e Renda Variável para RPPS em cenário de queda de juros;
- Transformação Digital com Responsabilidade: RPPS e a Adequação à LGPD;
- O Resgate de Investimentos com Rentabilidade Negativa;
- Previdência Complementar – Consequências da não implantação do regime e temas relevantes em discussão;
- A importância do Censo previdenciário no Cálculo Atuarial; –
- Operacionalizando os Sistemas do MPS;
- Fundos Estruturados: FIP e Opções de Multimercado;
- Aposentadoria e Pensão por Morte: questões relevantes na Gestão Previdenciária;
- Compromissos e Metas para os RPPS em 2024;
- Diversificação: como o crédito privado ajuda a baixar a volatilidade das carteiras;
- Palestra encerramento: “Descarte o que não soma e seja Feliz”
Todos que estão na gestão dos RPPS vivem submetidos a desafios diários impostos pela dinâmica das mudanças o que nos coloca numa perspectiva de constante aprimoramento, capacitação, aprendizagem em virtude da crescente diversidade de novos regulamentos, novas normas, novos procedimentos na tentativa de proporcionar melhorias contínuas e sustentabilidade aos RPPS.
Esperamos que as aprendizagens adquiridas durante o congresso possam ser aplicadas de forma eficaz no IPMU, visando proporcionar melhorias contínuas e garantir a sustentabilidade do regime previdenciário municipal de Ubatuba.