Presidente do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU, Sirleide da Silva, particiou do 10º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso, realizado nos dias 06 e 07 de novembro de 2023. O evento proporcionou conhecimento, networking e oportunidades imperdíveis para os profissionais da área previdenciária.
Conhecimento Profundo: Atualize-se com as últimas tendências e mudanças regulatórias no mundo previdenciário.
Networking de Qualidade: Conheça e compartilhe experiências com colegas gestores de RPPS, especialistas renomados e representantes das melhores gestoras de recursos do setor financeiro.
Soluções Práticas: Receba orientações técnicas e soluções eficazes para os desafios da gestão de fundos previdenciários.
Inovação e Estratégia: Descubra as mais recentes inovações tecnológicas e estratégias para otimizar a administração dos RPPS.
O evento é considerado o maior do Centro-Oeste na área previdenciária e a Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses (Apremat) é responsável pela iniciativa. O Encontro teve caráter técnico-científico, com discussões que abordaram as diversas áreas de atuação dos RPPS do estado de Mato Grosso e seus municípios. O objetivo foi capacitar gestores, técnicos previdenciários, procuradores, contadores, controladores internos, conselheiros e membros de comitê de investimentos a operarem o plano previdenciário de seus segurados.
O conteúdo programático abordou as últimas tendências e mudanças regulatórias no âmbito previdenciário, orientações técnicas e soluções eficazes para os desafios da gestão dos fundos, inovações tecnológicas e estratégias para otimizar a administração do RPPS.
O 10º Encontro de Gestores de RPPS teve apoio institucional do Ministério da Previdência Social e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
Na oportunidade a presidente Sirleide da Silva foi mediadora do painel ““Governança corporativa: desafios, contribuições e oportunidades” juntamente com os gestores de Mutumprev-MT Edna Bonetti, Comodoro-MT Gustavo e Sinop-MT Daniela. Foi de grande importância a troca de experiência e conhecimento entre os gestores e a equipes participantes.
A abertura foi no dia de hoje (06/11), com a cerimônia de abertura sob o tema “Diretrizes de fiscalização do TCE-MT ao RPPS mato-grossense através do Conselheiro Valter Albano, tendo como mediadora a Danielan Sevignani, gestora do RPPS de Sinop. Em seguida o tema em discussão foi “Parâmetros normativos gerais e acompanhamento legal do RPPS por Cláudia Fernanda Iten, coordenadora de acompanhamento legal do MPS, tendo como mediadora, Laura, gestora do RPPS de Tangará da Serra (MT). Na sequência os temas “governança corporativa, desafios, contribuições e oportunidades” e mais a colocação do tema “diversificação e correlação como combustíveis para atingimento da meta atuarial”. O encerrando o dia com a temática das “Reflexões quanto as decisões do STF que possa vir a afetar a composição de segurados nos planos de benefícios do RPPS”, sendo complementada após, com a “percepção da economia brasileira e os ganhos para carteira de investimento”, tendo este tema o patrocínio da Sicredi, do Itaú e BTG, tendo Igor França como mediador, ele que é consultor de investimentos.
Já no segundo dia do encontro (07/11), com início com o tema é “As repercussões no equilíbrio fiscal e atuarial previdenciário em razão da decisão na ADC 69 pelo STF. O desfecho do encontro ocorreu com a palestra sobre “desafios na busca do equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS” sob Alléx Albert Rodrigues, diretor do Departamento de Regimes Próprios de Previdência no Serviço Público (DRPSP/SRPC/MPS), tendo como mediador Gustavo Rocha, gestor do RPPS do município de Comodoro MT.
A importância de os gestores ampliarem seus conhecimentos vai além do cumprimento da meta atuarial proposta anualmente, pois é a carteira de investimentos que garante a sustentabilidade dos planos de benefícios ao longo do tempo. Nossa missão é garantir a gestão dos recursos previdenciários na busca do equilíbrio financeiro e atuarial do plano de benefícios. Esses esses eventos são tão necessários para que se possa estar adquirindo experiências. A maturidade na gestão dos fundos ocorre com a propagação de realidades e perspectivas positivas para melhorar a conceituação dos segurados quanto sistema.