Diretoria do IPMU participou do 1°Congresso de Mulheres de RPPS realizado pela ABIPEM
A força feminina dentro dos RPPS, ganhou destaque em um evento nacional promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (Abipem).
No dia 03 de maio de 2023, na cidade de Brasília (DF), a Presidente do IPMU Sirleide da Silva e a Diretora de Seguridade e Benefícios do IPMU Ireni Tereza Clarinda da Silva participaram do 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de RPPS, realizado pela Abipem.
O evento reuniu mais de 300 representantes que atuam no Regime Próprio de Previdência de diversos estados do Brasil, com objetivo de aprimorar as técnicas e trocar experiencias para adquirir novos conhecimentos.
A solenidade de abertura contou com a presença do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do Secretário de RPPS e RPC, Paulo Pinto, do Presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo e da Coordenadora de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência, Claudia Fernanda Iten.
O presidente da ABIPEM, João Figueiredo, destacou a grandeza da iniciativa. “É uma honra para a ABIPEM. Mais que uma homenagem, e um reconhecimento ao trabalho das mulheres dos Regimes Próprios.”
O Congresso ofereceu uma programação especificas para profissionais de previdência, reunindo palestras e debates, a fim de fomentar a participação das mulheres nas diversas áreas de atuação e instâncias de deliberação e decisão do RPPS. Visando ainda, contribuir com o fortalecimento da previdência dos servidores públicos.
A programação do evento contou com 4 painéis de discussões com os seguintes temas:
- Compartilhando Experiências de Lideranças Femininas em RPPS;
- A Participação de Mulheres nos Conselhos dos RPPS;
- Ações para Implementação de Melhorias de Critérios de Governança: ISP e Progestão;
- Longevidade: Conquistas e Desafios
A Presidente do IPMU, Sirleide da Silva, participou como palestrante do painel “Compartilhando Experiências de Lideranças Femininas em RPPS”, que contou ainda com Rosana Maria de Souza Rosa, Gestora do RPPS de Jaraguá do Sul/SC, Edna Chulli, Gestora do RPPS de Nova Andradina/MS e Elizangela Sara Lana Gomes, Gestora do RPPS de Mariana/MG. O painel foi o primeiro no período da manhã, mediado pela Gestora do RPPS de Cáceres/MT, Luana Ortega.
Em sua participação, Sirleide falou sobre a história do Instituto de Previdência de Ubatuba que ao longo dos últimos anos, lado a lado com outros institutos de previdência de maior porte e estrutura, vem ganhando destaque, sendo citado como referência de qualidade em gestão previdência e de sua participação como gestora.
A presidente da autarquia, Sirleide da Silva, também foi escolhida para estar em uma revista especializada do setor, lançada durante o congresso.
A Presidente do IPMU comentou da satisfação em fazer parte de um evento desse porte. “Uma honra participar como palestrante do 1º Congresso para Mulheres de RPPS, representando Ubatuba, certificado no Nível III do Pró-Gestão. Se sente lisonjeada em participar de um evento desta magnitude, onde a mulher é reconhecida como líder dentro de um órgão público, atuante nas áreas de economia e gestão. O Congresso fez refletir obre a importância do olhar da mulher quanto às administrações, quando é importante sermos respeitadas nos cargos de destaque e também em todas as profissões.”
A participação do IPMU no evento reforça, mais uma vez, o reconhecimento da relevância de Ubatuba na gestão previdenciária no país e como modelo de gestão.
O Congressos ofereceu oportunidade de agregar muito conhecimento. Os depoimentos e histórias vividas por mulheres líderes em outras realidades, que podem ser adaptadas à nossa. Mulheres que representam com muita garra e conhecimento técnico seus RPPS, que só nos dão incentivos para continuar o trabalho em nosso município. Um encontro necessário para falarmos da importância da mulher em um universo ainda masculino, como é o dos RPPS’s.